Perguntas Frequentes sobre Psicologia

Psicólogo é médico de loucos?

Não. Na verdade todas as pessoas deveriam passar por psicólogos para aliviar suas tensões, eliminar dúvidas e resolver alguns problemas, pois a psicologia é para todos e faz bem.

O que é Psicoterapia?

Psicoterapia é uma técnica própria de atuação psicológica, que possui um espaço adequado para cada um de nós possa repensar e rediscutir a sua verdadeira identidade, suas ideologias e suas motivações. Visando propiciar a pessoa um melhor conhecimento do seu mundo interno e das suas formas de relacionamento mental, auxiliando-a a utilizar melhor suas capacidades e a reorganizar – se emocionalmente.

Por que procurar um psicólogo?

Para conseguir entender o que está se passando na sua vida e enfrentar as dificuldades de forma criativa, aprendendo a lidar com a ansiedade, seus medos, stress e fobias. Se revalorizando como pessoa e assumindo o que verdadeiramente faz parte de sua personalidade. Sempre visando um processo de desenvolvimento psicológico dinâmico e transformador e para isso existe o psicólogo, um profissional preparado para auxiliar uma pessoa a seguir seu caminho.

Quando devo procurar um psicólogo?

Quando sentir que as pressões internas ou externas estão te sufocando e você não consegue mais resolver seus problemas, tornando-se uma pessoa ansiosa, irritada, depressiva, acreditando que tudo o que faz dá errado, sentindo-se incapaz de reagir a tal situação.

Quais os problemas que o Psicólogo pode ajudar?

São inúmeros, dentre os mais conhecidos podemos citar: Ansiedade, depressão, insegurança, stress, síndromes, distúrbio da sexualidade, dificuldades de relacionamento, uso de drogas e hiperatividade.

O que acontece quando se faz Psicoterapia?

A psicoterapia produz mudanças no modo de ser e agir da pessoa. Essas mudanças implicam um longo e muitas vezes doloroso caminho para que a pessoa chegue às verdades que estão lá no fundo de si mesma. Isto exige reflexão e vontade de enfrentar questões que se impõem e que nem sempre são fáceis. No entanto, a pessoa vai se fortalecendo e se tornando mais apta a lidar com os problemas que sempre surgem na vida de todos nós.

Quando devo levar uma criança a um Psicólogo?

Bom, você deve observar seu filho e qualquer comportamento estranho do habitual, procurar um profissional especializado. Alguns comportamentos que merecem atenção e devem ser observados: comportamento de birra, agressividade, negação, fobias, distúrbios do sono, da alimentação, dificuldades escolares e disciplinares. Problemas familiares, ciúmes, carência afetiva podem agravar esses comportamentos. O psicólogo avalia a criança, indica o melhor tratamento e orienta os pais quanto à forma de lidar com a criança, auxiliando-os a tornar melhor o dia-a-dia dela.

Como saber que tipo de tratamento psicológico procurar?

Quando uma pessoa resolve procurar um tratamento psicológico, já é uma grande evolução. Então a pessoa interessada deve marcar uma consulta com o psicólogo, que avaliará o seu caso e lhe dirá qual o tratamento que ele considera mais indicado para seu caso, explicando qual é a linha que ele segue como funciona o tratamento, qual será o método utilizado, número de sessões e duração de cada sessão. A pessoa interessada deve avaliar se gostou do profissional, da linha que ele segue e continuar o tratamento com ele.

 

Precisa de um atendimento? Escreva para ruth@clickpsi.com ou marque uma consulta através do nosso pré-agendamento clicando aqui.

Faça um Comentário