O que a Psicologia nos fala sobre a Angústia

Provavelmente você já deve ter passado por este estado, que nasce do desânimo, aparentemente normal.

Se o desânimo permanecer por muito tempo a angústia começa a dar sinal. A angústia é uma sensação de inquietação permanente que pode estar aliada à depressão. A angústia gera uma preocupação constante e muitos pensamentos negativos. Uma pessoa angustiada pode sentir, permanentemente, um tipo de má premonição, como se algo de ruim estivesse para acontecer.

Por consequência disso, pode surgir apatia, depressão e levar até a pessoa ao suicídio.

Devemos ficar atentos para o aparecimento e a constância dos seguintes sintomas:

  • Dores de cabeça constantes;
  • Dores nas costas (não relacionada à atividade física);
  • Má digestão (intestino preso ou diarreia) frequente;
  • Insônia;
  • Tremores;
  • Isolamento e falta de Interesse;
  • Sérios problemas motores;
  • Problemas nas articulações;
  • Fibromialgia.

Em geral, as pessoas que experimentam um quadro de angústia profunda, sentem um extremo vazio no peito e não conseguem mais fazer escolhas simples no dia a dia, sentindo-se confusos e incapacitados diante delas. E esse vazio que a angústia causa é que deixam as pessoas completamente paralisadas frente à vida real.

Sua duração dependerá de como a pessoa irá assumir a situação e da prioridade que der aos acontecimentos que viver. A pessoa também pode ter uma predisposição a permanecer angustiada. E para sair dessa situação a pessoa precisa querer e estar disposto, pois requer que ela expresse tudo o que sente e o que está passando pela sua vida e o que levou a ficar nesse estado. Pois na angustia, a pessoa sente remorso por algo que aconteceu ou mesmo uma agonia, uma inquietação sem motivo aparente, algo como um sentimento de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, indefinidamente.

O tratamento é muito importante quando a pessoa não consegue mais lidar com essa situação. E na maioria das vezes é feito em conjunto com o psicólogo e psiquiatra, pois a terapia será complementada com medicação, caso seja necessário.

Então sempre que algo estiver te incomodando, por menor que seja, procure um profissional para conversar e te auxiliar.

Faça um Comentário